quarta-feira, 26 de junho de 2013

Estética da Novela das Oito

Noam Chomsky - Manipulações
Isso é a "estética da novela das 8" É muito pior do que uma peça de roupa aqui ou uma musiquinha alienada e de qualidade questionável ali. O problema são os sinais claros de que o público está sendo levado a acreditar que coisas ruins são boas.
A desculpa de que a arte deve vir do povo é apenas uma das faces dessa manipulação. Seja ela pensada, ou não, o que acontece é que a media tem enorme poder de manipulação.
A moça que fica tomando sol na laje não está ali por que isso é uma "representação do real". O objetivo é dizer que não é necessário almejar coisas melhores. Nesse sentido, todo tipo de baixaria e até o sofrimento é bom.
E a coisa vai se repetindo: fazer piada com gente apertada no metrô, mostrar o vendedor de sanduíche e tantas outras situações que são mostradas pela media como se fossem corriqueiras, quotidianas. Indiretamente, as "crianças", como citado por Noam Chomsky , estão sendo domadas, como pequenos cãezinhos, a aceitar tal realidade como normal, e pior, a fazerem apologia do feio, do mal gosto, da pouca qualidade.
Machado - Negão
Não. Isso não precisa ser assim. E historicamente não é. Chopin foi criado em uma Polônia submetida aos caprichos e à crueldade dos czares russos. E mesmo assim, e ainda quando doente, para morrer, ainda foi capaz de criar suas obras mais belas.
Charles Chaplin saiu do populacho, da vida humilde de ator mambembe, para o sucesso nos Estados Unidos. E defendeu causas sociais ao ponto de ter sido "expulso" por causa de suas ideias.
Por que o Brasil deveria ser diferente? Mas não é.
Aqui também há exemplos extraordinários de gente simples que não se resignou a fazer porcarias.
Noel Rosa, Cartola, o verdadeiro Fenômeno MACHADO DE ASSIS e tantos outros grandes artiistas vieram da Favela. Mas nunca confundiram o que seria arte de verdade com a idolatria das condições em que viveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário